sábado, 1 de janeiro de 2011

Como montar um restaurante


restauranteSeguindo esta tendência de correria da vida moderna, montar um restaurante de comida por quilo pode ser uma boa opção. As pessoas estão cada vez menos está indo as suas casas almoçar, devido a distancia, trânsito, custo de deslocamento, tempo, etc.

Neste contexto montar um restaurante de comida por quilo é uma boa solução, o cliente pode almoçar rapidamente com variedade, escolher o que comer, pagar um preço justo e voltar ao trabalho. Toda vez que uma um problema encontra uma solução lá está uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Analisando esta tendência montar um restauranteparece ser um excelente negócio. No entanto, não é tão simples assim. Igualmente a qualquer tipo de negócio, montar um restauranterequer planejamento. Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e restaurantes) apenas 25% por cento dos restaurantes sobrevivem ao quinto de funcionamento.

Uma alternativa a montar um restaurante sozinho pode ser adquirir uma franquia. Uma franquia já vem formatada e com números (vendas, lucratividade, estudos técnicos, ponto de equilíbrio) de mercados locais semelhantes, que possibilitam ao empreendedor comparar com sua região e ter uma taxa de sucesso mais elevada do que abrir o negócio por si.

Por outro lado muitas vezes boas franquias têm custo muito elevado. Embora este preço seja relativo, pois depende da possibilidade de retorno do restaurante. Por exemplo: pagar 200mil por uma franquia de um restaurante pode parecer muito dinheiro, porém se o plano financeiro mostrar que o negocio pode proporcionar este valor de retorno em um ano passamos a verificar que é um excelente negócio. Resumindo, é preciso analisar caso a caso para definir qual a melhor opção.

Existem diferentes tipos e conceitos de restaurantes, sendo que quanto mais específico o tipo maior deverá ser a região atendida para comportar o negocio. Por exemplo, montar um restaurante de comida asiática em uma cidade com 20 mil habitantes, muito possivelmente será um fracasso.

O conceito do restaurante começa no cardápio, e isto vai definir a sua decoração e estilo do estabelecimento.

Dentre os tipos de restaurantes que você poderia montar estão:

  • Restaurante de serviço rápido, também conhecidos como restaurantes fast-food. Eles oferecem cardápios limitados, normalmente pratos predefinidos, que estão preparados rapidamente. Por exemplo: Girafas.
  • Restaurantes mais comuns, normalmente oferecem refeições completas a um preço médio que os clientes percebem como “um valor justo.” Eles podem ter serviço completo com garçons ou self service e não há necessidade de investimento em um ambiente sofisticado.
  • Restaurantes sofisticados que oferecem cozinha de alta qualidade a um preço final elevado. Eles oferecem serviço completo e tem uma elevada qualidade de ambiente.

Para montar um restaurante é preciso pesquisar o mercado local onde você pretende atuar, com o objetivo de escolher a melhor localização para o empreendimento. Quanto maior a concentração de pessoas melhor, principalmente trabalhadoras sem tempo de almoçar em casa.

Caso você tenha dúvida pode fazer uma pesquisa com o objetivo de identificar o tamanho do mercado em que você pretende entrar. A partir dos resultados você saberá se o tamanho do mercado comporta montar um restaurante ou mais um restaurante para concorrer pelos mesmos clientes.

Conheça bem a concorrência, verifique qual o preço que eles praticam e a qualidade dos produtos e serviços, estratégias de marketing, perfil dos clientes. Analise como você pode superá-los. Par isso é essencial conhecer também os hábitos alimentares e preferências dos futuros clientes da região você pretende montar o restaurante.

Ao montar um restaurante uma peça fundamental é um bom cardápio e a qualidade da comida. Quando digo cardápio não é o layout do mesmo, embora também seja importante, e sim o conteúdo dos pratos. É muito importante oferecer refeições de qualidade e com muita variedade, pois muitas vezes o cliente almoçará todos os dias no mesmorestaurante. Inclusive, este é um bom indicador da qualidade das refeições e atendimento. Se os clientes que trabalham na região não voltam, provavelmente, há algo errado.

Várias são as formas de atuação, alguns restaurantes funcionam apenas no almoço, outros funcionam almoço e happy hour (formato de bar no final de expediente) ou almoço e jantar.

Ao montar um restaurante o empreendedor deve ficar atendo aos custos fixos do negocio. Nesta atividade eles são muito elevados, principalmente aluguel e funcionários. Faça um levantamento completo dos principais custos fixos: Aluguel; Funcionários (inclusive despesas trabalhistas. Multiplique os salários por 1,7 e você deve chegar ao valor aproximado); água, energia elétrica e telefone.

Além dos custos fixos é muito importante planejar outros aspectos financeiros antes de montar o restaurante:

  • Qual o valor do investimento inicial?;
  • Qual a previsão de receitas?;
  • Qual o lucro esperado e expectativa de crescimento do restaurante?;
  • O retorno deste investimento compensa?;
  • Qual o prazo de retorno?;

Para obter sucesso ao montar um restaurante não é diferente de qualquer outro tipo de negócio, é preciso muito planejamento. Veja nosso guia de Como Abrir Um Negocio, além de conter orientações sobre como proceder nos diversos aspectos da abertura de um negocio, acompanha uma planilha para realização de cálculos de viabilidades automáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário