Lógico que a comida japonesa também tem seus docinhos, mas geralmente não são servidos como sobremesas. Eles costumam ser consumidos como lanchinhos ou acompanhando o equivalente ao nosso desjejum ou café da tarde. Um destes doces que eu adoro é o dorayaki.
Há uma série japonesa de comics chamada Doraemon (1969), no qual um gato azul (ele já foi amarelo) sem orelhas (foram mordidas pelo rato robot) é capaz de tudo por um dorayaki. Dizem até que o nome dele foi inspirado neste doce.
O Dorayaki é um tipo de panquequinha recheado com doce de feijão (anko) ou com creme.
Na Liberdade, bairro oriental da capital de São Paulo, é lindo de ver aquele monte de bolinhos sendo assados em grandes chapas e eles virando tudo rapidinho. Ai pegam ainda quentinho, colocam o recheio de você se entrega… como um bolinho pode ser tão gostoso. Lógico, a experiência ajuda muito, o local, o clima da Liberdade que sempre me encanta… Mas mesmo em casa o bolinho é delicioso. Vou deixar a receita do dorayaki de creme que é mais fácil, depois eu passo a receita do anko (pasta de feijão doce).
DORAYAKI DE CREME
Massa
6 ovos (você vai usar 3 gemas para o recheio, 3 gemas para a massa e as 6 claras bata em neve)
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
250 ml de água
Recheio de creme
3 Gemas
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce acrescente 1/2 lata de leite condensado)
2 colheres de sopa de maisena
2 e 1/2 copos de leite
baunilha (essência ou fava)
MODO DE FAZER
Misture a margarina com as 3 gemas. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Finalize com as claras em neve apenas incorporando-as à massa (mexendo levemente para a massa ficar aerada).
Asse em forminhas próprias untadas (no formato de mini panquecas altinhas, mais ou menos 1 cm) ou direto numa frigideira bem quente e antiaderente (de preferência pequena) como se fossem panquequinhas.
Para o recheio, leve todos os ingredientes ao forno até engrossar.
Pegue uma panquequinha, recheie, coloque a outra por cima e aperte um pouco nas laterais e atrás (fazendo como se o doce fosse uma boquinha aberta).
Sayonara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário